Ser criança, um direito que se estende ao ambiente escolar
Esta produção textual tem como objetivo traçar um paralelo entre os direitos adquiridos para educação infantil no Brasil e a realidade vivida dentro das unidades escolares, levando assim a uma reflexição crítica sobre o investimento que é disponibilizado para a educação em nosso país em um contexto geral.
2 DESENVOLVIMENTO
Este trabalho foi elaborado em duas etapas: intrevista com educadores da escola Omar Godói e leitura reflexiciva sobre os direitos da crianção a educação dentro do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) LDBEN (Leis de Diretrizes e Base da Educação Nacional) CF (Constituição Federal) e o PNE (Plano Nacional de Educação).
Em abordagem aos educadores da escola supra citada podemos observar que a escola não possuia brinquedoteca, porém era observado as atividades lúdicas com as crianças da educação infantil; mesmo não tendo um espaço específico para se desenvolver tais atividades elas eram ministradas dentro da sala de aula após preparo da mesma, onde se colocava os brinquedos educativos, livros, materias de modelagem sendo assim transformado o ambiente para tais atividades.
A escola tambem atende crianças com nescessidades especiais, porem a estrutura do prédio nescessita de uma adaptação mais efetiva para um melhor atendimento a esses alunos.
No geral a estrutura da escola é boa, atendendo de forma regular a população escolar.
Após observado o que descreve as Leis que amparam a educação infantil e a realidade vivida, pode ser constatado as deficiências tanto em estrutura física das unidaes escolares, quanto em preparação dos educadores que atuam na educação infantil, sendo que a nossa realidade esta longe e caminhando a passos lentos para ser iqualado ao que determina as leis vigentes em nosso país em relação a educação infantil. 3 METODOLOGIA
Foram feitas intrevistas