Participação da familia na educação infantil
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
BELÉM- PA
2013
RESUMO
A educação tem seu início no ambiente familiar articulando-se com a vida em sociedade, este artigo destina-se a demostrar a necessidade da participação dos pais na educação dentro do espaço escolar, onde deve acontecer uma relação de parceria entre a escola e a família para alcançar uma aprendizagem significativa da criança. Recorremos a autores como KUHMANN (2011), BARDIOLI; MANTOVANI (1998) dentre outros. As leituras convergem com a afirmação de que a família e a escola são indispensáveis à formação da criança. A família e a escola são parceiras fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar do individuo. Sob esta perspectiva propõe-se com o artigo desenvolver um estudo capaz de compreender a relação dos pais na escola observando sua importância, resistência ou conflitos presentes nesta relação família/escola com relação ao compromisso com processo de formação da criança. Assim este estudo, busca demonstrar a educação infantil como tripé dialético entre escola-família-criança.
Palavras-chave: Educação infantil, família, escola.
INTRODUÇÃO
O termo educação tem um sentido muito amplo, vivenciando intensas transformações em seu processo histórico. Antes o que imperava era a educação informal, adquirida no cotidiano, na comunidade, na convivência com o outro e principalmente no ambiente familiar. “Educação infantil em um sentido bastante amplo, envolve toda e qualquer forma de educação da criança na família, na comunidade, na sociedade e na cultura em que viva”. (KUHLMANN, 2011, p. 469).
A família é à base de formação e construção do ser em sociedade, sendo ponto de referência da criança, que necessita descobrir e apropriar-se dos conhecimentos da maneira mais sensata possível para construir sua identidade, integrando-se na sociedade como ser critico e participativo em busca da melhoria do meio social em que vive. Dessa forma a família