As Rela Es Entre Adultos Que Compartilham
KISSMANN, Luciane *
RESUMO
O presente artigo apresenta questões referentes às relações entre adultos que compartilham a educação da criança, que sejam, profissionais que trabalham na escola e a família. Relação que nem sempre é bem vivenciada, pois envolve contextos diferentes e necessita estar pautada no respeito à cada Instituição e suas peculiaridades. O estudo foi baseado em bibliografias sobre o tema, destacando os escritos de Bassedas, Spósito e Lei de Diretrizes e Bases. Percebemos que a relação entre família e escola deve primar pelo desenvolvimento da criança, sendo baseada na confiança e conhecimento mútuo entre os envolvidos.
Palavras-chave: Família. Escola. Criança. Educação.
* Professora da Rede Municipal de Ensino do Município de Não-Me-Toque. Estudante do Curso de Pós-Graduação à Distância de Especialização em Gestão Educacional.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Na educação de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos o contato e o convívio entre escola e família costuma ser frequente. Essa relação é, portanto, um dos aspectos mais complicados no cotidiano das escolas de educação infantil, tanto quanto é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. O presente trabalho pretende abordar as questões conflitantes dessa relação entre adultos e crianças, entendendo-se adultos como pais e equipe de trabalho da escola. É preciso que as relações entre a família e a escola objetivem o compartilhamento da ação educativa e o desenvolvimento integral da criança.
1. Modificações na estrutura familiar
O processo de globalização da economia capitalista e as mudanças ocorridas no plano social, político e econômico ocasionaram alterações na estrutura familiar. Tais alterações interferem no padrão tradicional de organização, portanto o conceito de família deve ser entendido de maneira diversificada, considerando suas constantes alternâncias. De acordo com Parellada