gestao democratica
MIRACEMA-TO
2010
RESUMO
A perspectiva da relação entre família e escola tem sido tratada como o ponto de partida para democratização da gestão escolar. Nesse sentido o presente estudo teve como objetivo principal analisar e refletir sobre a interação família e escola no sentido da participação efetiva sem desviar a direção de seu objetivo comum: a formação integral do ser humano, como um cidadão de direitos e deveres. O trabalho de pesquisa teve como base a pesquisa de cunho qualitativo incluindo a pesquisa ação, desenvolvida no ano de 2009, na Escola Municipal de Miracema do Tocantins. Através da pesquisa, foi possível concluir que, promover a participação entre família e escola de educação infantil não é uma tarefa fácil, requer dos educadores boa formação, aceitação das diferenças, abertura para o novo, alem de exigir do gestor um trabalho coletivo que busque a harmonia entre os envolvidos, entre as instituições sem desobrigação de responsabilidades por parte das mesmas ou até mesmo trocas de papei, evitando dessa maneira conflitos e desencontros, possibilitando respeito à individualidade de cada instituição.
PALAVRAS CHAVES: Escola. Família. Parceria. Democratização.
¹ Coordenadora Pedagógica - Escola Municipal Professora Dalva Cerqueira Brito, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins. sousa-muniz@bol.com.br. ²
² Professora orientadora, graduada em Geografia (UFT) e Pedagogia (ULBRA), especialista em Saúde Pública (FIOCRUZ) e Psicopedagoga (Universidade de Araxá), atualmente funcionária pública estadual.
³ Professora orientadora, graduada em Pedagogia (ULBRA), Especialista em Gestão Educacional (ULBRA) e Mestrado em Educação (UCG), atualmente funcionária pública estadual.
1. INTRODUÇÃO
A relevância do processo de democratização no interior das instituições públicas de educação tem