Globalização e meio ambiente
Este trabalho se propõe a discutir a questão ambiental no âmbito dos impactos da globalização sobre o meio ambiente e evoluindo para a percepção da sociedade de que a proteção ambiental poderia ser um meio para uma melhor qualidade de vida. Como toda realidade de uma sociedade é baseada nas mudanças que ela sofre, o pro-fissional de Comunicação Social desempenha um papel fundamental de informar e ampliar uma consciência ambiental, pois o verdadeiro inimigo do meio ambiente é a desinformação reforçada pela contingência de estarmos cada vez mais afastados do meio natural.
Introdução Há cerca de dois ou três milhões de anos, o Homem está sobre a Terra vivendo em equilíbrio com as outras formas de vida. Com o advento da Revolução Industrial no século XVIII, a ação maléfica sobre o meio ambiente global tornou-se mais significativa e, apenas, nos últimos 40 anos, esse impacto se tornou, de fato, grave ao planeta. No final da década de 60 e início dos anos 70, peritos em desenvolvimento e meio ambiente (“Conservation of natural re¬sources”, 1998) alertaram para a necessidade de mudanças nas relações físicas, econômicas e sociais, sem as quais a sociedade caminharia para o colapso. A preservação do meio ambiente tem se constituído no mais importante desafio imposto à humanidade, no mundo contemporâneo (MMA, 1998). A questão ecológica tomou forma e volume e entrou na ordem do discurso sociocultural a partir de uma recente tomada de consciência sobre a íntima relação entre vida e ações humanas. As agressões ao meio ambiente poderão provocar danos irreparáveis, o que já estamos sentindo no século que está iniciando. O esgota¬mento de recursos naturais, dentre eles as fontes energéticas, colocam em risco a sobrevivência da humanidade.
Demonstrou-se a preocupação em integrar a proteção ambiental com o processo de desenvolvimento econômico para o alcance do desenvolvi¬mento sustentável (Caporali Cordeiro, 1995). Surgia, então, o conceito de Desenvolvimento