Estado, governo e mercado
Disciplina: Estado, Governo e Mercado
Atividade 3
Questão: De acordo com o autor Ricardo Corrêa Coelho, em regimes democráticos ou não, o êxito de ações governamentais em prol do bem estar social dependerão, entre outros, de sua capacidade de identificar necessidades e aspirações sociais, sendo que as mesmas, via de regra, serão materializadas em políticas públicas. Estas, por sua vez, dado o aparato coercitivo governamental, serão garantidas, mesmo que emanadas de decisões dos outros poderes. Diante do exposto e da atual relação entre Estado e mercado, você concorda com o autor? Fundamente sua resposta à luz de uma visão sistêmica abarcando políticas públicas, bem estar social, desenvolvimento e crescimento econômico.
Sim, concordo com o autor, pois ele mesmo coloca que quando os mecanismos de mercado mostram-se insuficientes para estimular o investimento privado, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, a sociedade busca a intervenção do Estado como forma de corrigir as falhas de mercado, sanar as suas insuficiências e recriar as bases para a retomada dos investimentos, a expansão da economia e o aumento do bem-estar.
No entanto, quando a intervenção do Estado na regulação da vida social e econômica não se mostra mais capaz de promover o crescimento econômico e o bem-estar dos indivíduos e torna-se empecilho ao investimento privado, a sociedade dá início ao movimento de retração do Estado em favor dos mecanismos de regulação de mercado.
Através da adequada relação entre Estado e mercado depende o crescimento econômico e o bem-estar social. No entanto, essa relação de equilíbrio não acontece, devido a liberdade de mercado e o intervencionismo estatal.
Os mecanismos de mercado são bastante favoráveis ao aumento da produção, desenvolvimento tecnológico e da riqueza em uma sociedade, no entanto, essa riqueza concentra-se nas mãos de poucos, desencadeando as desigualdades sociais. E esta contínua concentração da