Estado, governo e mercado
Desenvolvimento das atividades
Atividade I
Ler, aprofundar e comentar sobre os principais teóricos que discutem sobre o tema Mercado, Governo e Mercado – Maximillian Carl Emil Weber, Barão de Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau, Adam Smith.
Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau diz, que “o homem é bom de natureza, mas está submetido pela influencia da sociedade”. Um dos sistemas de falha que atingia o bem comum do homem era a desigualdade entre as próprias características individuais de cada ser humano e a outra era desigualdade em consequência das circunstâncias sociais. A desigualdade suprimia a liberdade dos indivíduos.
Para Rousseau o único órgão soberano é a Assembleia e é nesta que se expressa a soberania. A assembleia, representando o povo, pode confiar para algumas pessoas determinadas tarefas administrativas, relativas à administração do Estado, podendo revogá-las a qualquer momento. Mas o povo nunca perde sua soberania, nunca transfere para um organismo estatal separado.
Rousseau diz que, o que originou a propriedade privada não foi um ato isolado onde um indivíduo ao colocar um marco e declarar proprietário da terra, mas a propriedade é fruto de um processo econômico de desenvolvimento das forças produtivas. Rousseau não soube indicar como se superaria a propriedade privada.
Com Jean Jacques Rousseau nasce a concepção democrático-burguesa do Estado - A sociedade para Rousseau nasce de um contrato, também com uma mentalidade comercial e o mesmo individualismo burguês.
Adam Smith
Pai da economia moderna. Era a favor da iniciativa privada, que deveria agir livremente ou com pouca ajuda governamental. Uma frase dele famosa que expressa a sua teoria: “Assim o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta e levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte de: o bem estar da