A onda
Visita Técnica – Zona da Mata Norte – PE
No dia 12 de maio de 2012, na companhia da professora Ladjane e dos meus colegas do curso de comunicação social 1º período turmas da manhã e noite.
Saímos as 7: 49 da manhã rumo a zona da mata norte. assim que partimos o guia nus explicava como surgiu e o que significava cada nome das cidades e bairros que passávamos e também suas curiosidade. informações importantíssimas e muito interessantes.
Saímos pela região oeste de Recife na Zona da Mata a maioria das cidades surgiram de engenhos que mais tarde se tornaram vilas e depois cidades como é o caso de Camaragibe e outras.
Nossa primeira parada foi na cidade de Paudalho onde fica a Barragem Tapacurá, no distrito de São Severino do Ramo. Lá conhecemos a igreja de Nossa Senhora da Luz, onde tem a imagem do Santo. A imagem de são Severino do Ramo foi trazida por um padre que deu de presente a sua mãe, que colocou a imagem na capela desde então começaram os milagres e também as romarias. Essas romarias acontecem de setembro a janeiro. Uma curiosidade dessa parte da viagem é a casa dos ex- votos uma casa construída para guardar os mais diferentes tipos de objetos que representam os milagres alcançados.
De Paudalho saímos para Tracunhaém, que significa: panela de formiga na língua tupi, Lá visitamos o centro de artesanato local por todo lado da cidade existe esculturas de ceramica la vimos todo prosseço de como se faz a cerâmica vimos la na cidade duas igrejas católicas antigas a de santo Antônio e a de Nossa Senhora dos Rosários dos homens brancos. Ainda nesta cidade tivemos o prazer de conhecer um patrimônio vivo o maior artesão de cerâmica Zezinho de Tracunhaém que todo ano participa da fene arte ,ele nus