Aprimorando a escrita: da leitura de romance à leitura de mundo
GESTAR II – ÁREA - LINGUAGEM, CÓDIGO E SUAS TECNOLOGIAS
CURSISTA – INALDA JUVINO DA SILVA QUEIROZ
FORMADORA - CRISTIANE CHAGAS
PROJETO – LÍNGUA PORTUGUESA
Temática - Aprimorando a escrita: da leitura de romances a leitura de mundo.
Problemática – Como a leitura de romances, associada à leitura de mundo pode contribuir para o aprimoramento da escrita nos estudantes?
Fundamentação teórica – Quando trabalhamos a leitura e a escrita a partir de uma perspectiva do letramento temos em vista um processo de ensino-aprendizado que busca as questões culturais, as situações sócio-comunicativas variadas e a necessidade de interação entre o conhecimento trazido por cada aluno e o conhecimento novo apresentado na escola e em outros lugares em que aprendemos a ler o mundo. Os processos de leitura e escrita se desenvolvem e resultam dessa interação. Afinal, já afirmava Paulo Freire: “A leitura de mundo precede a leitura da palavra”
Trabalhar a leitura e a escrita de forma eficiente depende do desenvolvimento de atividades que nos levem a praticar e refletir sobre as diferentes situações sociocomunicativas, os gêneros, as técnicas de leitura e escrita, dependendo dos objetivos e temas propostos.
Cabe aos educadores pensar atividades que proporcionem essa leitura significativa, fazendo uso dos diversos gêneros onde os educandos se reconheçam e possam desenvolver a sua capacidade de ler e escrever possibilitando aos mesmos o acesso pleno da leitura e da escrita fundamentais para o aprendizado de todas as disciplinas escolares. Através do hábito da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades (auto educar-se), promovendo a sua transformação e a do mundo, “em torno da importância do ato de ler, que implica sempre percepção crítica, interpretação e ‘re-escrita’ do lido” (FREIRE, 2005, p. 21)
A leitura de romances disponíveis nas bibliotecas das escolas, associada aos debates, diálogos sobre o cotidiano,