solar hidrelétrica
O primeiro aquecedor solar parecido com o que conhecemos foi patenteado por Bailey em 1909. Mas a história da utilização da luz solar para aquecer começou bem antes.
As primeiras experiências para entender melhor a capacidade do sol de aquecer a água foram documentadas em 1767 pelo suíço Horace de Saussure, que fez várias experiências com uma caixa revestida com isolamento térmico.
Depois, o norte-americano Clarence Kemp patenteou um aquecedor composto de tanques de cobre que ficavam dentro de uma caixa de madeira, com isolamento térmico e vidro na cobertura. Mas esse sistema perdia muito calor à noite. E foi então outro norte-americano, William Bailey , quem avançou nesse sentido, patenteando um aquecedor solar muito parecido com os modelos que ainda são usados nos 4 cantos do mundo.
Embora o princípio de funcionamento e os equipamentos básicos do coletor de Bailey sejam parecidos com os produtos modernos, o fato é que, através dos anos, os aquecedores solares ficaram bem mais baratos, muito mais leves e duráveis, além bem mais eficientes. E é por isso que o uso de aquecedores solar não pára de crescer no Brasil e no mundo.Até mesmo países frios, como a Alemanha, têm usado cada vez mais essa tecnologia.
Definição
Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
Introdução
A energia solar é limpa e renovável, portanto apresenta muitas vantagens para o meio ambiente e saúde das pessoas, pois não há emissão de gases poluentes ou outros tipos de resíduos. Porém, veremos abaixo que ela também apresenta algumas desvantagens.
Vantagens
- Ela é renovável, ou seja, nunca acaba.
- É uma energia limpa, ou seja, não gera poluentes para o meio ambiente.
- Baixo custo de manutenção dos equipamentos