Hidrelétrica, energia eólica e solar
Introdução Uma usina hidrelétrica ou central hidroelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
Desenvolver
A água represada possui energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética. Essa energia cinética é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; e o gerador, por sua vez, converte essa energia cinética em energia elétrica a qual será enviada através de condutores ao seu destino. Itaipu atualmente é a maior produtora de energia elétrica.
Após sua "produção", a energia elétrica passa por transformadores que preparam-na para ser transmitida. Durante a transmissão, parte dessa energia é "perdida" sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão. Para chegar ao usuário final, a energia elétrica passa novamente por transformadores que a preparam para ser usada.
Finalmente ao chegar ao usuário ele pode transformá-la em outras formas de energia, como por exemplo energia sonora, ao ligar um aparelho de som, ou transformá-la em energia luminosa, quando acendemos uma lâmpada, ou mesmo deixamos alguns aparelhos no modo standboy. Não é tão fácil a produção de energia elétrica, além do que demanda muito trabalho e consumo de água represada, sem mencionar que a energia produzida não pode ser guardada é produzida e utilizada.
As 10 maiores hidrelétricas do Brasil :
Pos. Nome Rio Estado Capacidade
01 Usina Hidrelétrica de Itaipu Rio Paraná Paraná
14.000 MW
02 Usina Hidrelétrica de Belo Monte Rio Xingu Pará
11.233 MW (em construção)
03 Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós Rio Tapajós Pará
8.381 MW (projetada)
04 Usina Hidrelétrica de Tucuruí Rio Tocantins Pará
8.370 MW
05 Usina Hidrelétrica de Jirau Rio Madeira Rondônia
3.750 MW (em construção)
06 Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira Rio Paraná
São