USINAS HIDRELETRICAS
As três maiores usinas mundiais
1º Usina de Três Gargantas – China (18.200).
A Usina de Três Gargantas, localizada no Rio Yang Tsé, além de ser a maior hidrelétrica do planeta, exerce outras duas importantes funções: primeiramente, ela ajuda no controle de enchentes causadas pela dinâmica fluvial da região e, em segundo lugar, colabora para a facilitação do transporte hidroviário ao longo do Yang Tsé. O início de suas obras ocorreu em 1993 e sua conclusão aconteceu em 2012, com um custo estimado em US$25 bilhões.
2º Usina de Itaipu – Brasil (14.000MW).
Até 2012, essa era a maior usina hidrelétrica do mundo. A sua mais notória característica é o fato de ser uma hidrelétrica binacional, sendo utilizada por Paraguai e Brasil, uma vez que se encontra na fronteira entre esses dois países, no Rio Paraná. Suas obras foram iniciadas em 1975 e concluídas em 1982, sua construção contou com uma cooperação mútua entre os dois países.
3º Belo Monte – Brasil (11.233MW)
A Usina de Belo Monte é a única da lista que ainda se encontra em fase de construção. Com a sua conclusão, ela se tornará a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a segunda maior da América Latina. Foi projetada para ter uma potência instalada de 11.233MW, mas deve operar apenas com 4.500MW, em razão do reservatório reduzido de que irá dispor. A previsão de sua conclusão é para o ano de 2015, com um custo estimado em R$26 bilhões de reais.
A usina de Belo Monte vem chamando atenção também pelas polêmicas em torno de sua construção e pelos seguidos protestos de grupos, militantes e organizações ambientalistas que lutam pela paralisação de suas obras. Entre as principais críticas estão argumentações de que a área da barragem no leito do Rio Xingu, que desalojará índios e populações ribeirinhas. Além disso, existe uma preocupação com relação aos impactos ambientais que serão causados.
As cinco maiores usinas no Brasil 1) Usina Hidrelétrica de Itaipu
Estado: Paraná |