Prêmios periódicos
PRÊMIOS PERIÓDICOS
Até agora, consideramos os valores atuais atuariais a prêmios únicos. Ou seja, o que o segurado deveria pagar à vista pelo plano (seguro/renda) contratado. É evidente, porém que se todos os contratos fossem celebrados nessas condições, a instituição do seguro teria entrado em colapso.
O seguro não se dirige, salvo em casos excepcionais, às pessoas que dispõem de grandes capitais. O seguro se dirige principalmente às pessoas mais modestas, de forma que o desaparecimento desses representa um desastre econômico. Todavia, tais pessoas só podem pagar os prêmios, se esses forem diluídos no tempo, fracionados em prestações periódicas.
1 – Prêmios Anuais
O cálculo dos prêmios anuais é simples; basta substituir o prêmio único, ܣpelos respectivos prêmios anuais.
Se ܲሷ é o prêmio anual a ser pago, seja durante toda a vida do segurado, seja durante um dado número de anos enquanto o segurado esteja vivo, é evidente que o valor atual dos futuros prêmios anuais é uma renda vitalícia ou temporária, conforme o caso, de ܲሷ
u.m. calculada em função da vida do segurado, visto que o pagamento de prêmios anuais depende dele estar vivo ou não.Para o cálculo desse prêmio precisamos substituir o prêmio único pelos respectivos prêmios anuais.
ܲሷ ∗ ܽሷ = ܲ ∴ ܣሷ =
ܣ
ܽሷ
Seguro de Vida Inteira
ሷ
ܲ௫ =
ܣ௫ ܯ௫
=
ܽሷ ௫ ܰ௫
Se o seguro de vida inteira for pago por um número determinado, prêmios anuais, temos o seguro de vida inteira com pagamentos limitados, onde:
ሷ =
௫
|ܲ
ܣ௫
ܯ௫
=
ܽሷ ௫:| ܰ௫ − ܰ௫ା
തതത
Se o seguro for diferido por anos e com pagamentos limitados a anos, temos:
ሷ =
௫
| ܲ
|ܣ௫
ܽሷ ௫:|
തതത
=
ܯ௫ା
ܰ௫ − ܰ௫ା
38
Professora: Tayana Rigueira
I – Período 2011/01
¡
¦
¡
©
¢
¨
¡
§
¦
¢
¥
¤
£
¢
¡
Temos ainda o caso em que o seguro é diferido por anos e o pagamento