Quimica
Os materiais sempre tiveram um papel fundamental na vida da humanidade. As grandes civilizações antigas foram designadas de acordo com o domínio dos materiais, tais como: Idade da pedra, Idade do ferro e etc. No início o homem só tinha acesso aos materiais naturais, pedras, madeira, ossos e peles. A ideia inicial era baseada na força bruta, tribos com lanças apenas de madeira caçavam os animais,mas tinham dificuldade em abater, daí utilizavam pontas de pedras.
Com o domínio do fogo tomou-se noção dos materiais inflamáveis e não-inflamáveis bem como outras transformações decorrentes da temperatura. Com o passar do tempo foi se descobrindo a possibilidade de criação de novos materiais, como cerâmica e outros metais. A criação de potes e vasos nos formatos desejados deram início a uma arte secular além de facilitar a estocagem e o transporte de objetos, especialmente comida e grãos.
Abordaremos no decorrer deste trabalho, os materiais cerâmicos, bem como um esquema de aplicação e classificação.
2 HISTORICIDADE DAS CERÂMICAS
A palavra cerâmica vem do grego "keramos", que significa coisa queimada indicando que as desejáveis propriedades destes materiais são normalmente encontradas através de um processo de tratamento térmico de alta temperatura denominado queima. Originalmente o termo é aplicado às porcelanas e cerâmicas, mas recentemente tendo-se notado que são materiais inorgânicos e não metálicos.
Até cerca de 40 anos atrás, os mais importantes materiais nesta classe eram denominados "cerâmicas tradicionais", aquelas para as quais a matéria prima básica é a argila; produtos considerados como cerâmicas tradicionais são louça, porcelana, tijolos, telhas, ladrilhos, azulejos, manilhas e, em adição, vidros e cerâmicas de alta temperatura. Ultimamente, significativos progressos têm sido feitos no entendimento do caráter fundamental destes materiais e dos fenômenos que ocorrem neles que são responsáveis pelas suas