A CRIANÇA COM DISLEXIA NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA FORMA DE APRENDIZAGEM

4860 palavras 20 páginas
A CRIANÇA COM DISLEXIA NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA FORMA DE APRENDIZAGEM

Cristiane AP. da S. Mascaranha
Clério Cezar Batista Sena

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar as práticas pedagógicas que os professores desenvolvem com os alunos com DISLEXIA. A dislexia representa no momento atual um grave problema escolar para a qual todos os profissionais da educação estão cada vez mais conscientizados; uma criança disléxica com dificuldades de leitura e escrita apresentará lacunas em todas as restantes matérias e a diminuição da auto-estima; o diagnóstico da dislexia se efetivado precocemente contribui para a intervenção psicopedagógica e a minimização dos efeitos da dislexia no aprendizado e desenvolvimento da criança disléxica.
Tem-se muito ainda que estudar e agir para o cumprimento do papel do professor e do psicopedagogo enquanto um profissional que atua no campo interdisciplinar da dislexia e; embora os professores e os psicopedagogos saibam da existência da dislexia como uma dificuldade de aprendizagem, eles ainda necessitam de formação e qualificação que lhes favoreçam intervir pedagogicamente e psicopedagogicamente frente a tal questão. Essa pesquisa tende mostrar que o professor da sala de aula junto com a família do disléxico, podendo contar com a ajuda da intervenção psicopedagógica e equipe multiprofissional, para investir nele como aluno, como pessoa e como cidadão. Nesse trabalho também será abordado alguns relatos de grandes teóricos sobre o assunto.

Palavras-chave: Dislexia. Intervenção Pedagógica. Intervenção Psicopedagógica.

1. INTRODUÇÃO

A dislexia é uma síndrome pouco conhecida e pouco diagnosticada por pais e educadores, especialmente os pedagogos e médicos, que se voltam ao desenvolvimento cognitivo das crianças na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). A dislexia é uma perturbação ou transtorno ao nível de leitura. A criança disléxica é um mau leitor: é capaz de ler, mas não

Relacionados

  • Educação ESPECIAL
    44313 palavras | 178 páginas
  • Empreendedorismo e inovação
    49806 palavras | 200 páginas