Acessibilidade: inclusão de crianças e a adequação do ambiente físico escolar
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
COMPETÊNCIAS BÁSICAS
ATIVIDADE FINAL
ACESSIBILIDADE: INCLUSÃO DE CRIANÇAS E A ADEQUAÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR
ALUNAS:
CENIRA DE GENOVA ANDRADE
EVA BORDIN SCATENA
GLAUCIA APARECIDA DE GENOVA BOZELI
FERNANDÓPOLIS
2012
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FERNANDÓPOLIS
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
COMPETÊNCIAS BÁSICAS
ACESSIBILIDADE: INCLUSÃO DE CRIANÇAS E A ADEQUAÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR
As experiências vivenciadas pelas escolas que, atualmente estão acolhendo as pessoas com necessidades especiais estão caminhando para os acertos, para que, de fato, ofereçam a todos indiscriminadamente, o ensino de qualidade proposto pela educação inclusiva.
Esse é o novo paradigma educacional, no qual o ensino regular recebe estudantes que compreendem toda a diversidade de pessoas existentes em nossa sociedade, incluindo aqui alunos com necessidades especiais.
A Educação Inclusiva tem consciência da diversidade da espécie humana e trabalha dentro da escola tentando oferecer aos alunos com necessidades educacionais especiais recursos na sala de aula regular.
A escola regular tem seu ensino pautado na busca da igualdade entre os educandos. No entanto, a escola inclusiva é aquela que reconhece as diferenças de seu alunado, suas necessidades e potencialidades, que acolhe a diversidade humana, buscando a equiparação de oportunidades e desenvolvimento com qualidade. Neste sentido podemos dizer que a escola inclusiva, contrapondo com a escola atual, está pautada na diferença como norteadora do ensino e não na igualdade de seu alunado.
A construção de uma escola inclusiva se dá a partir do momento em que as diferenças forem potencializadas, pois a partir daí as pessoas com necessidades especiais verão a sua diferença valorizada e poderão começar a sentir-se incluídos e verdadeiros cidadãos.
De