Artigo cientifico
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA – EAD
INCLUSÃO EDUCACIONAL: ACESSIBILIDADE DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR
Resumo
Educação é um Direito de Todos. No Brasil o movimento sobre educação inclusiva para que alunos com necessidades especiais freqüentassem o ensino regular teve início na década de 1990, amparados por documentos legais que habilitavam a importância do ensino regular para todos.
A acessibilidade de alunos com necessidades especiais no ensino regular implica modificações na estrutura física e social da escola, permitindo acesso sem restrições aos espaços físicos e conteúdos disciplinares, embasando a cidadania, respeito às peculiaridades da condição social, econômica e ambiental do povo brasileiro.
O processo de incluir alunos com necessidades especiais no ensino regular deve ser acompanhado por todo corpo escolar, estrutura física, aperfeiçoamento dos docentes e conscientização dos discentes em não discriminar a diversidade.
A escola é o primeiro encontro do aluno com o mundo fora do cotidiano familiar e onde formará sua consciência de cidadania e deve acontecer nos primeiros anos escolares dos alunos.
Palavras-chave: inclusão- escola- cidadania- acessibilidade
1- INTRODUÇÃO
Com ênfase num movimento originário nos Estados Unidos da América na década de 1960 , quando soldados norte- americanos voltavam para casa mutilados da Guerra do Vietnã e percebeu-se a necessidade destes desfrutar melhores condições de vida e assim modificou-se a estrutura da sociedade o que promoveu reflexos significativos na educação.
No Brasil as iniciativas governamentais em educação especial, de abrangência nacional surgiram no período de populista (1955- 1964) e continuaram nos anos seguintes, até mesmo no