Título do Texto: “História da Biblioteca como evolução de uma idéia e de um sistema”
Segundo Serrai (1975), juntamente com as coleções de livros surge o problema para organizá-los de forma que fossem encontrados de maneira rápida e prática, E é criado o catálogo por autores e títulos e o catálogo de matérias (ou assunto).
Algumas das grandes bibliotecas datam de muitos séculos antes de Cristo, porém a civilização que mais deixou provas de grandes coleções de documentos foi a assírio-babilônica com a biblioteca de Nínive (VI séc., A.C.) com tijolos de barro organizados em seções, da biblioteca de Alexandria (II séc., A.C.) que contava com um catálogo de classes e dentro de cada classe os autores eram listados em ordem alfabética. Da biblioteca de Pérgamo (nação rival da Alexandria) durante escavações, foram reconstruídas estruturas que indicavam o tipo de construção destinado à biblioteca durante aquela época.
De acordo com Serrai (1975), a crise e o fim da biblioteca antiga no ocidente, foi conseqüência do desaparecimento do Império Romano do Ocidente e o enfraquecimento da tradição filosófica devido à expansão da nova filosofia cristã. As bibliotecas romanas são substituídas por acervos cristãos, focadas nos livros sagrados. O pouco material da tradição pagã é deixado em segundo plano e utilizado somente para manter