ARTIGO
Flávia Souza dos Reis- Graduanda em Serviço Social na Fatene
Keicilene Martins- Graduanda em Serviço Social na Fatene
Maraiza Moreira- Graduanda em Serviço Social na Fatene
Paulo Roberto Assunção- Graduando em Serviço Social na Fatene
Raquel Soares Oliveira- Graduanda em Serviço Social na Fatene
RESUMO
Observa-se atualmente um avanço progressivo, expresso na preocupação com a inclusão social, educacional e no mercado de trabalho de todos os cidadãos.
Atrelada a essa preocupação, questões de acessibilidade e direitos dos deficientes também estão em debate. Tal mudança deve-se em parte a legislação atual que tem priorizado as melhorias nos meios de acesso e comunicação das pessoas com necessidades especiais. O presente artigo teve como objetivo principal analisar a promoção de acessibilidade para as pessoas deficientes frente à literatura brasileira vigente. Buscou-se identificar e selecionar os principais documentos normativos relacionados à promoção de acessibilidade para os deficientes no nosso país. A partir da leitura e análise de documentos normativos, concluímos que estrutura, acesso e transportes adequados são as principais barreiras para a promoção da acessibilidade e direito de liberdade para os deficientes.
Palavras-chaves: Acessibilidade, Mobilidade,
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo vem abordar sobre as dificuldades da mobilidade e também, da acessibilidade, enfrentadas pelos usuários no acesso a Fundação Perpétua Magalhães(FUNPEM) no Município de Caucaia. Levantaremos a discussão na medida de análise dos problemas do cotidiano em que cada usuário sofre, já que a Fundação abriga usuários com diferentes deficiências físicas. São Paraplégicos, Tetraplégicos, Portadores de Síndrome de Down, Autistas de diferentes idades, Surdos e Mudos e localidades e é nesta perspectiva que correlacionaremos às dificuldades e até que