A importância do método cientifico para a pesquisa cientifica
Cada ciência, ao determinar o seu campo de investigação, define uma perspectiva própria e um conjunto de objetos e de procedimentos, que lhe permitirão construir uma visão específica da realidade.
Podemos dizer que, a importância do método é ligada a responsabilidade pela eficácia da investigação, pela credibilidade aos resultados da investigação e também por ser, um dos critérios que permite distinguir os conhecimentos verdadeiramente científicos dos que não são.
Na pesquisa científica há de se entender a três pressupostos básicos: a) a epistemologia, âncora do fato ou fenômeno a ser investigado. b) o procedimental, representando a metodologia - o caminho a ser percorrido para se atingir os objetivos previamente estabelecidos; e, c) os aspectos de normalização de que trata a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, com sua diversas NBRs.
Entre os tipos de método mais comumente usados em trabalhos acadêmicos, citam-se: indutivo, dedutivo, hipotético, dialético e histórico
O Método Indutivo; baseia-se na generalização de propriedades comuns a certo número de casos, até agora observados, a todas as ocorrências de fatos similares que poderão se verificar no futuro. Assim, o grau de confirmação dos enunciados traduzidos depende das evidências ocorrentes.
Já o Método Dedutivo, consiste em um recurso metodológico em que a racionalização ou combinação de idéias em sentido imperativo vale mais do que a experimentação de caso por caso. Em outras palavras, pode se dizer que é o raciocínio que caminha do geral para o particular.
No Método Hipotético-dedutivo, onde se inicia pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos, acerca da qual formula hipóteses e, pelo processo de inferência dedutiva, testa a predição da