7Teoria Estruturalista
2662 palavras
11 páginas
T eoria Estruturalista daAdministraç ão
1
ORIGEM
Teorias
Administrativas:
a) A abordagem clássica deu ênfase às tarefas e à estrutura organizacional. A eficiência foi o objetivo básico dessa teoria.
O que importava unicamente era a organização formal.
2
b) A Teoria das Relações
Humanas, foi uma reação de oposição à abordagem clássica, deu ênfase ao homem e ao clima psicológico de trabalho.
3
Ao
superestimar os aspectos emocionais da organização, dentro de uma visão romântica e ingênua do trabalho, essa Teoria também mostrou-se incompleta e parcialista reforçando apenas alguns aspectos organizacionais omitidos pela Teoria Clássica.
4
c) A Teoria da Burocracia pretendeu dar as bases de um modelo ideal e racional de organização que pudesse ser aplicado às empresas de qualquer ramo de atividade.
5
Apesar
de representar um passo à frente da organização formal proposta pela
Abordagem
Clássica, a organização burocrática mostrou-se carente de flexibilidade e inovações necessárias a uma sociedade moderna em processo de contínua e acelerada mudança.
6
d) A Teoria Estruturalista, veio representar um verdadeiro desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação em relação à
Teoria
das
Relações Humanas.
7
Estruturalismo
é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade.
8
O
Estruturalismo se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que simplesmente a soma das partes, são características do Estruturalismo.
9
Para
Jean Viet, “Há estrutura quando os elementos são reunidos numa totalidade e quando as propriedades dos elementos dependem desses caracteres da totalidade”.
Assim “toda modificação de um elemento acarreta modificação dos outros elementos e relações”. 10
PRINCIPAIS EXPOENTES
Victor
A. Thompson
Amitai Etzioni
Talcott Parsons
Peter M. Blau
Reinhard