Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas e cultura escolar
Esse trabalho tem como finalidade abordar a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Entendemos como inclusão a releitura de um conceito que visa um olhar diferente ao que são chamados de diferentes e não deficientes.
A Inclusão envolve um novo olhar para o aprendiz e para sua educação, ou seja, exige um repensar da escola, para que ela se adapte ao aluno e não ocorra o inverso, o aluno se adapte à escola.A Educação Inclusiva assegura que os alunos frequentem classes comuns com colegas não deficientes da mesma faixa etária, para que todos tenham a oportunidade de aprender, uns com os outros, reduzindo, assim, o sinal das diferenças.
É defendido, no ECA, a garantia do direito a educação para todos. Que é dever do Estado e da comunidade garantir esse direito, e também garantir a matricula e freqüência constante desses alunos em sala de aula.
A reorganização do espaço físico é a função inicial da escola e pequenas mudanças podem garantir a acessibilidade da criança às aulas.
Uma mudança tem que haver no planejamento do professor, não impedindo s desafios valorizando apenas a diferença sem saber até aonde cada criança possa ir.
Sumário Introdução .......................................................................................2
Explicações Conceituais .................................................................5
Explicações Tecnológicas ..............................................................8
Práticas Pedagógicas e Culturas Escolar-Comunidade Escolar Praticando Acessibilidade nos Seis Contexto ................................................. 10
Sugestões de Práticas pedagógicas ................................................12
Considerações Finais .....................................................................15
Referências Bibliográficas ............................................................17