PROJETO DE VIVÊNCIA PEDAGÓGICA A ESCOLA E A INCLUSÃOPROJETO DE VIVÊNCIA PEDAGÓGICA A ESCOLA E A INCLUSÃO
2461 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCOPRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
FACULDADES DA ESCADA
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
PROJETO DE VIVÊNCIA PEDAGÓGICA
A ESCOLA E A INCLUSÃO
Escada, junho de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
FACULDADES DA ESCADA
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
PROJETO DE VIVÊNCIA PEDAGÓGICA
A ESCOLA E A INCLUSÃO
Projeto elaborado pelo aluno SÃNNCHYLLYS OLIVEIRA DA SILVA do curso de extensão de Direitos Humanos e Educação orientado pelos professores Drs. Fernando Joaquim Ferreira Maia e Tarcísio Augusto Alves da Silva.
Escada, junho de 2012
PROJETO DE VIVÊNCIA PEDAGÓGICA
A escola e a Inclusão
1. A escola e a exclusão social
Para abordar com serenidade as relações entre educação e exclusão importa primeiro distinguir o que depende da exclusão social e de seus efeitos na escola, da exclusão escolar propriamente dita. A situação atual é, sem dúvida, definida pelo reforço dos processos sociais de exclusão com o aumento das desigualdades. Entretanto, o fenômeno mais marcante e mais paradoxal é o desenvolvimento da exclusão escolar, como conseqüência de uma vontade de interrogação inigualada. Quanto mais a escola intensifica o seu raio de ação, mais ela exclui, apesar das políticas que visam a atenuar esse fenômeno. Nesse contexto, a exclusão não é apenas uma categoria do sistema e dos processos globais, é também uma das dimensões da experiência escolar dos alunos.
Vários problemas serão aqui abordados.
• O primeiro deles é o lugar da escola numa estrutura social perpassada pelos mecanismos de exclusão. É importante saber o que se refere à sociedade e o que se refere à escola. Ou seja, qual é o lugar da escola numa estrutura social que desenvolve processos de exclusão?
• O segundo tipo de problemas concerne à análise dos mecanismos propriamente escolares que engendram uma segmentação