Análises de Obras Literárias
DOIS IRMÃOS
MILTON HATOUM
Dados Biográficos
Nasceu em Manaus, AM, em 19/081952.
Professor, tradutor, contista e romancista colecionador de prêmios literários. Até o momento todos os seus livros são premiados:
Relato de um certo Oriente (1990); Dois irmãos
(2000); e Cinzas do norte (2005) receberam o
Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, como melhores romances do ano, sendo que o último recebeu também o Prêmio Portugal
Telecom Literatura. São livros que já venderam mais de 200 mil exemplares e foram traduzidos em oito paises. Sobre o livro mais recente:
Órfãos do Eldorado (2008) ainda não temos noticia de premiação, mas já foi eleito pelo publico, vendendo mais de 10 mil exemplares logo após o lançamento. Em suas obras, o autor costuma falar de lares desestruturados com uma leve tendência política. Em Cinzas do norte, por exemplo, seu romance mais abertamente político, inicia-se no mesmo registro desencantado que termina Dois irmãos.
É um romance com uma linguagem seca e objetiva, que conta uma das possíveis estórias de uma geração que sonhou um mundo mais justo apenas para encontrá-lo em cinzas na sua maturidade. Quanto ao estilo, é conhecido por misturar experiência e lembranças pessoais com o contexto sócio-cultural da Amazônia e do Oriente. Sobre o primeiro livro, assim ele explica: “No Relato de um certo Oriente há um tom de confissão, é um texto de memória sem ser memorialístico, sem ser auto-biográfico; há, como é natural, elementos de minha vida e da vida familiar. Porque minha intenção, do ponto de vista da escritura, é ligar a história pessoal à história familiar: este é o meu projeto. Num certo momento de nossa vida, nossa história é também a história de nossa família e a de nosso país (com todas as limitações e delimitações que essa história suscite). Descendente de imigrantes libaneses, o autor já morou em diversas cidades, além de Manaus, sua fonte de inspiração.