Análise Obras Literárias
Romantismo: Atração pelo pitoresco e o desejo de explorar e investigar o Brasil do interior;
É possível afirmar que a intenção de Alencar é utilizar o romance como meio de propagação do que acreditava ser o verdadeiro gosto e cultura nacionais a fim de consolidar a nação e preservá-la da simples mimese do que vinha da Europa.
Romance da fase regionalista de José de Alencar, documentando o cotidiano numa fazenda do interior paulista do século XIX. Berta, também conhecida pelo apelido Til, é a típica heroína romantica de alma bondosa que se sacrifica em prol de todos.
A sociedade da época era dividida em duas camadas sociais: de um lado os aristocratas, grandes latifundiários e escravocratas; e de outro estavam os escravos e a gente humilde do campo. O romance é um retrato do Brasil Rural do século XIX.
Personagem central: Berta – arquétipo das virtudes cristãs: a caridade, a fraternidade, solidariedade, entre outras.
Contrariedade de seu comportamento: movida por boas intenções, usa sua influencia e bondade para manipular outros personagens.
Foco narrativo: terceira pessoa
Narrador: onisciente neutro
Tempo predominante: PSICOLÓGICO
Contexto histórico: No ano da publicação da obra, o Brasil estava às voltas com a aprovação da Lei do Ventre Livre.
Ocorre na obra, e é comum também ao Romantismo, a valorização da vida bucólica e do interior, já que as cidades já começavam a ganhar maior importância.
Berta, desfaz o modelo tradicional, e inova o comportamento feminino porque decide ficar sozinha e não se casar.
Sentimento do Mundo (1940) – Carlos Drummond de Andrade
É uma obra que retrata um tempo de guerras, de pessimismo e sobre tudo, de dúvidas sobre o poder de destruição do homem. Escrito na época do Estado Novo, de Getúlio Vargas. Assim o Movimento intelectual e artístico foi marcado essencialmente pelo questionamento da existência humana, do sentimento de “estar-no-mundo”, das inquietações