Artistas de bauru e sua modalidades
iniciou sua vida artística aos 8 anos de idade. Ainda criança Lairana pintava as ilustrações de seus livrinhos de histórias. "Então a princesinha era pintada com lápis de cor ou então guache. O veludo da roupa do príncipe eu conseguia fazer dar impressão do veludo mesmo." diz a artista. Aos 14 anos de idade a artista ingressou na Escola de Belas Artes de Bauru.
Formada pela Faculdade de Ciências de Fundação Educacional de Bauru (antiga UNESP) a artista ingressou no magistério. Enquanto cursava a graduação em desenho básico na instituição a professora Lairana já lecionava um curso para adolescentes. No ano seguinte em que se formou, ela já assumiu aulas na faculdade em que havia acabado de se formar. Nesse período Lairana recebeu vários prêmios e era estaque de imprensa em Bauru e em todo o interior de São Paulo.
Enquanto cursava pós graduação na USP a professora e artista Lairana Barreira foi convidada pela coordenadora do curso, Ana Mae Barbosa, a ser orientanda dela no mestrado e depois no doutorado. "Então eu sou professora em artes pela Escola de Comunicação e Artes de São Paulo."
Pesquisadora nata se destaca pela criação de novas técnicas. Suas pesquisas são realizadas no dia-a-dia, em suas viagens e passeios pelo litoral e interior do estado de São Paulo. Sua marca registrada é técnica de colocar e tirar tinta que ela usa em seus temas principais que são as papoulas e as bananeiras. "Quando você for a algum lugar que tiver uma tela minha, você não vai nem precisar ver a assinatura e já saberá que é minha pela composição e pela técnica."
Suas obras Gratuidade I e II Foram premiadas na 24ª Mostra de Arte 2010 que aconteceu no Centro Brasileiro Britânico, na cidade de São Paulo. A artista, que participou de diversas exposições, individuais e coletivas, representou o Brasil, com mais quatro artistas, na Trienal Internacional de Aquarela, na Colômbia em 2009.
A artista e arte educadora Lairana Barreira trabalhou durante 26 anos na