Tipos de cimento
Concreto convencional: Pode-se dizer que o Concreto Convencional é aquele sem qualquer característica especial e que é utilizado no dia da construção civil.
Seu abatimento (Slump) varia de 40 mm a 70 mm, podendo ser aplicado na execução de quase todos os tipos de estruturas, com os devidos cuidados quanto ao seu adensamento.
Na obra, o caminhão pode descarregar diretamente nas formas, ou pode ser transportado por meio de carrinhos de mão, gericas, gruas, ou elevadores, não podendo ser bombead.
Concreto ciclópico: O concreto ciclópico ou fundo de pedra argamassada, como é conhecido em algumas aplicações. Nada mais é do que a incorporação de pedras denominadas “pedras de mão” ou “matação” ao concreto pronto.
A pedra de mão é um material de granulometria variável, com comprimentos entre 10 e 40 cm e peso médio superior a 5 kg por exemplar.
Concreto Bombeável: são elaborados com certas características de fluidez, necessárias para serem bombeados através de uma tubulação que varia de 3 a 5 e meia polegadas de diâmetros.
Esta tubulação tem inicio em uma bomba de concreto (onde o Caminhão Betoneira descarrega) e vai até o local de aplicação a distâncias horizontais de até 400 m e verticais de ate 160 m.
Concreto auto adensável (ou Fluído): indicado para concretagens de peças densamente armadas, estruturas pré-moldados, Fôrmas em alto relevo, fachadas em concreto aparente, painéis arquitetônicos, lajes, vigas, etc.
Este concreto, com grande variedade de aplicações é obtido pela ação de aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade.
Concreto de alto desempenho: O Concreto de alto desempenho (CAD) é dosado para se obter elevada resistência e durabilidade.
O CAD tem suas resistências superiores a 40 Mpa, o que é de extrema importância para estruturas que necessitem ser compostas por peças com menores dimensões.
Além do aumento na