tipos de cimento
Outros modelos de cimento Portland são o de alto-forno (menos poroso, mais resistente e indicado para esgoto), o pozolânico (com cinza de carvão ou argila queimada, pouco poroso e recomendado para locais onde corre água) e o de alta resistência inicial (ideal para preparo de concreto e argamassa).
CIMENTO PORTLAND2
O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação de água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação de água, o cimento portland não se decompõe mais.
O cimento portland foi criado por um construtor inglês, Joseph Aspdin, queo patenteou em 1824. Nessa época, era comum na Inglaterra construir com pedras de Portland,uma ilha situada no sul desse país.Como resultado da invenção de Aspdin se assemelhava na cor e na dureza a essa pedra de Portland, ele registrou esse nome em suapatente.É por isso que o cimento é chamado cimento portland.
O cimento portland, misturado com água e outros materiais de construção, tais como a areia, a pedra britada, o pó-de-pedra, a cal e outros, resulta nos concretos e nas argamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens, etc.
As características e propriedades desses concretos e argamassas vão depender da qualidade e proporções dos materiais com que são compostos.
Dentre eles, entretanto, o cimento é o mais ativo, do ponto de vista químico. Pode-se dizer que o cimento é o principal responsável pela transformação da