Tipos de cimento
O cimento BC tem como propriedade retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, o que evita o aparecimento de fissuras de origem térmica, devido ao calor desenvolvido durante a hidratação do cimento. Os cimentos classificados como BC, são aqueles que geram até 260 J/g e até 300 J/g aos 3 dias e 7 dias de hidratação, respectivamente, e podem ser qualquer um dos tipos básicos. O ensaio do cimento é executado de acordo com a norma NBR 12006, Determinação do Calor de Hidratação pelo Método da Garrafa de Langavant. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 13116.
Cimento Portland Branco (CPB)
O Cimento Portland Branco se diferencia por coloração, pois este é branco, devido principalmente o uso do caulim no lugar da argila e também ao processo de resfiramento e moagem do produto. Pode ser classificado como não estrutural e estrutural. O tipo não estrutural, que é formado de 50% a 74% de clínquer e gesso, além de poder ter adição de 26% a 50% de material carbonático, não possui indicações de classe, podendo ser usado na fabricação de ladrilhos hidráulicos e no rejuntamento de azulejos, mas deve ser usado em aplicações não estruturais. Já o tipo estrutural, que é formado de de 75% a 100% de clínquer e gesso, além de poder ter adição de no máximo 25% de material carbonático é usado em em concretos brancos com fins arquitetônicos, possuindo 25, 32 e 40 na classe de resistência. É indicado para projetos arquitetônicos normais, diferentes e ousados, porque pode ter várias cores, já que, é possível colocar pigmentos coloridos no cimento. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 12989.
Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
Os cinco tipos básicos de cimento, CP I, CP II, CP III, CP IV e CP V-ARI, que serão explicados abaixo podem ser classificados como resistentes a sulfatos, desde que se