Tipos de cimentos
Tecnologia do concreto
Tipos de cimento
Junho de 2013
1- Introdução
Cimento é o nome dado a um material cerâmico, que em contato com a água, forma uma pasta que possui plasticidade, e através de reações químicas, produzidas ao longo do tempo, lhe dão resistência mecânica e permitem o seu endurecimento gradativo.
É formado basicamente de clínquer e gesso, mas nem todos os cimentos são iguais, pois estes se diferenciam de acordo com as proporções de clínquer, de sulfatos de cálcio, de material carbonático e de aditivos, como escórias, pozolanas e calcário, adicionadas durante seu processo de moagem, sendo assim, para cada tipo de trabalho a ser realizado é necessário um tipo de cimento específico. Atualmente, existem 11 tipos de cimentos Portland, sendo classificados em: Comuns (CP - I); Compostos (CP – II); Alto forno (CP III); Pozolânico (CP – IV); Alta resistência inicial (CP –V); Resistente a sulfatos (RS); Baixo calor de hidratação (BC); Branco (CPB), que serão explicados a seguir.
2- Composição dos cimentos
Clínquer Principal material utilizado na fabricação do cimento Portland, é ele que faz com que haja reações que irão se relacionar com a resistência mecânica deste, após sua hidratação.
Gesso O gesso é adicionado no cimento como forma de retardar o seu início de pega. Se não fosse adicionado gesso ao cimento, este iria, em poucos minutos, endurecer.
Escória de alto-forno Utiliza-se a escória de alto-forno no cimento com a finalidade de elevar sua durabilidade, principalmente em locais com grande presença de sulfatos.
Materiais pozolânicos Eles são utilizados para complementar o clínquer, na função de reagir ao ser adicionado água, além disso, fazem com que o cimento se torne mais impermeável.
Materiais Carbonáticos Os materiais carbonáticos são utilizados no cimento com o objetivo de ter uma maior