Ética globalizada & Sociedade de consumo (Resumo)
O Velho Processo
- Por causa dos avanços científicos e tecnológicos que começaram a surgir no século XIII, especialmente a bússola, o mundo pode então ser capaz de se globalizar.
- A globalização é algo antigo, diferente do que muitos pensam. Ela surgiu no século XVI, quando os portugueses puderam fazer grandes viagens ao redor do mundo com suas novas caravelas, mais potentes e capazes que as anteriores.
- Depois que o Brasil foi descoberto, ele passou a ser o centro das disputas, por causa da sua terra repleta de riquezas. O Brasil esteve a mercê dos colonizadores nessa época.
Progresso x solidariedade
- Hoje em dia, a tecnologia evoluiu de tal forma que as notícias, a mercadoria e as ideias chegam em todo o mundo quase que simultâneamente. As mudanças são tão rápidas, que a língua portuguesa mal consegue acompanhar e temos que usar até mesmo expressões estrangeiras para nomear os novos objetos e expressões.
- Esse “progresso” todo mudou muito a mentalidade das pessoas, a moral e as ideologias de antigamente não existem mais. A qualidade de vida ficou pior. A violência, as drogas e o desemprego passam a ficar cada vez mais presentes.
- Na era da informática (vulgarmente chamada), a sociedade foi alienada. Nos importamos mais com o “ter” do que com o “ser”, ou seja, nos importamos mais com o valor material das coisas do que com o valor ético e moral. Todo o mundo foi envolvido pela globalização, mas parece que depois disso, todos esquecerem o sentido da palavra solidariedade, pois é o dinheiro que fala mais alto no capitalismo.
Os Tigres Asiáticos
- Pelo fato que as grandes fábricas produzem em alta escala, sabe-se que a mercadoria foi se barateando. Esse foi um dos aspectos positivos da globalização, pois os produtos ficaram mais acessíveis a classe pobre da população.
- As empresas multinacionais instalaram-se nos Tigres, pois lá a mão-de-obra e a matéria prima necessária custam um preço muito abaixo da média e também