Historia da Educação
Curso: Pedagogia
Disciplina: História da Educação I
Prof ª : Jorge
Nomes: Priscilla Larroza Roberta Andrade Veridiane Pires
Atividade Reflexiva
1) Faça um paralelo entre educação primitiva e o aparecimento das sociedades organizadas em classes socias.
R: Os povos primitivos viviam em uma sociedade sem classes, a mulher ficava em pé de igualdade com o homem, e o mesmo acontecia com as crianças, a Educação das crianças estava confiada a vigilância difusa do ambiente. Nas comunidades primitivas, o ensino era para a vida e por meio da vida. Sua educação era:
• Os mais novos observavam os mais velhos, seus costumes, valores, hábitos, etc., para então os imitar. Com o aparecimento das novas classes sociais transformou – se as relações que a sua influencia se fez sentir até na disciplina mantida nas escolas, em todos os lugares se clamava por uma escola mais humana, mais alegre, menos rígida. As origens das novas classes sociais começou a se formar durante a idade média, onde a educação deixa de ser um fim comum a todos e passa para o domínio das classes de Dirigentes e Proprietários, estes sobressaíram aos demais.
O surgimento das classes aparece com:
• Sedentarização do homem: sua ficção a beira do Rio;
• Surgimento do Estado: Os Patriarcas.
2) Análise as antigas Sociedades Orientais observando os aspectos Religiosos, Sociais, Políticos e Educacionais, estabelecendo um paralelo entre suas semelhanças e diferenças.
R: Essas antigas sociedades orientais foram governadas por reis, príncipes e imperadores, menos no Egito onde o Faraó era tratado como um Deus vivo. Abaixo deles a sociedade se compunha pelos mais ricos e religiosos, como os sacerdotes, aristocratas e militares que tinham o poder perante as classes média e baixa que eram os comerciantes, artesãos, camponeses e escravos. A política era regida de