Senhor Rogerio
PROBLEMA:
Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social, principalmente para crianças com necessidades especiais.
Sabe-se que a Educação Física aborda diversas práticas corporais, que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) trazem muitos benefícios para os portadores de necessidades especiais, quanto desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social. Além disso, um dos seus princípios é a inclusão do aluno na cultura corporal de movimento que deve procurar reverter o paradigma da seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, a partir da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência da pessoa.
Por outro lado, Vygotsky (1991) afirma que o lúdico exerce grande influência no desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
Nesse contexto, pergunta-se: Qual a importância das atividades lúdicas durante as aulas de Educação Física para o desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social de crianças com necessidades especiais?
HIPÓTESE:
É importante destacar a função do brincar na socialização e promoção do desenvolvimento de todas as crianças na escola, principalmente as portadoras de necessidades especiais que além de promovê-las no ambiente escolar e promove também na cultura corporal do movimento. A integração dos alunos com necessidades especiais proporcionada pelas atividades lúdicas no ambiente da educação física escolar cria condições para que os alunos explorem os movimentos e