A contribuição da leitura para assimilar conceitos matemáticos
O presente trabalho surgiu em decorrência de uma busca constante para melhorar a assimilação dos conteúdos sobre retas paralelas cortadas por uma transversal.
Ao longo dos anos foi detectada muita dificuldade por parte dos alunos tanto de classes regulares bem como de classes com alunos que apresentam necessidades especiais, em assimilar de forma agradável tais conteúdos.
Pesquisando livros, foi encontrado um texto simples que conta uma expedição vivida por escoteiros que precisavam atravessar um rio utilizando uma pinguela e a aventura decorrente dessa travessia. A partir do mesmo partiu-se para fazer uma ponte entre a leitura e a exploração dos conteúdos trabalhados.
Após a leitura, e a respectiva interpretação, aos poucos o texto até então literário, vai se transformando em um texto matemático, uma vez que os personagens se transformam em ângulos, as margens do rio em retas paralelas, o interior do rio em internos, fora do rio em externos e a pinguela em reta transversal.
A experiência vem sendo muito gratificante tanto para o professor quanto para o aluno que aprende com uma história divertida e quando da resolução dos exercícios que precisam dos conceitos trabalhados, não apresenta dificuldades, pois o mesmo interpreta e recorda-se da aventura vivida.
Vale a pena ressaltar que tal prática, não serve somente para trabalhar o conteúdo de geometria de 7° ano, mas também pode ser utilizado para trabalhar em séries mais baixas, diversos conceitos de geometria, assim como ângulos, retas paralelas, reta transversal, região interna, região