A ideia de Andrea
A literatura infantil e o ensino da matemática
Livro: A Ideia de Andréia
Autora: Alessandra Rabelo Santos Odete Aparecida Martineli
Resumo
Este trabalho trata da criação de um livro de história por alunas do 4º período de Pedagogia-Parfor da PUC-Campinas. Foi desenvolvido com a intenção de trabalhar conceitos matemáticos, espaço e forma, posições em cima em baixo, contagem numeral, maior, menor. Utilizar a literatura infantil para o ensino da matemática possibilita envolver o aluno com vários campos de conhecimento, da atividade prazerosa da história infantil onde a criança pode ampliar seu conhecimento de mundo e apropriar do faz-de-conta para o seu desenvolvimento físico e emocional. Com isso a criança através da literatura vai se apropriando de conceitos e idéias matemáticas que contribuem para formação do conhecimento e habilidades imprescindível na aquisição da aprendizagem.
Nesse trabalho enfatiza também a contribuição da elaboração de um livro de história na formação das estudantes de pedagogia, refletindo diretamente na prática pedagógica em sala de aula e na reflexão, assim como na assimilação da história pelas crianças.
Palavra-Chave: Educação Infantil. Espaço. Forma. Literatura. Conceitos Matemáticos.
Introdução
Esse trabalho foi desenvolvido com crianças de 2 a 3 anos no CMEI Toca do Coelho na cidade de Nova Odessa-SP como aproveitamento da disciplina Educação Espaço e Forma do curso de Pedagogia.
O objetivo desse trabalho é a contribuição para o docente do desenvolvimento de um recurso criado por ele e a perspectiva do resultado para o seu desenvolvimento pessoal, profissional. Também buscou a relevância da aplicação do recurso literário e o ensino da matemática, considerando interesse pela literatura infantil de crianças nessa faixa etária e como eles se relacionam com esses conceitos