A CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA COMO UM RECURSO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Hortência Ribeiro de Lima, graduanda em Pedagogia- Universidade regional do cariri- URCA
RESUMO: O presente artigo denominado: A Contextualização Histórica Como um Recurso para o Ensino da Matemática visa trazer à tona as contribuições que a contextualização histórica trás para ensinar e aprender matemática, tendo em vista, que esta é uma prática pouco frequente em sala de aula. Para desenvolvimento do mesmo optou-se pela pesquisa bibliográfica baseada fundamentalmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas contribuições teóricas de Severino, Minayo e artigos on-line que tratam sobre a temática. O mesmo está estruturado da seguinte forma: Introdução contemplando justificativa, problema/questão, objetivo e métodos; desenvolvimento fundamentado; resultados esperados e conclusão.
Palavras chave: Contextualização. Ensino Matemática. Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), “A história da matemática, mediante um processo de transposição didática e juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem em matemática”. Com base em tais afirmações o artigo que ora se apresenta tem por objetivo discutir e apresentar as contribuições que a contextualização histórica trás para a aprendizagem em matemática. O mesmo justifica-se pela importância de se usar a contextualização histórica como um recurso que pode contribuir e facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos, neste sentido os parâmetros curriculares ainda afirmam que:
Em muitas situações, o recurso à História da Matemática pode esclarecer ideias matemáticas que estão sendo construídas pelo aluno, especialmente para dar respostas a alguns “porquês” e, desse modo contribuir para a constituição de um olhar mais crítico de conhecimento. Ainda nos apropriando dos Parâmetros Curriculares Nacionais