Historia da matemática nos livros didáticos
IME - Instituto de Matemática e Estatística
LANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROBLEMAS
“O uso da História da Matemática e suas contribuições para a aprendizagem dos conceitos nos livros didáticos”
Danilo Martinelli Silva Moreira
Confins/MG
2013
1 - Identificação do livro:
No livro Matemática Ciência e Aplicação, Dos autores Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, Et. Al.
Da editora Saraiva, 6ª edição, São Paulo, 2010, volume 1 do ensino médio. Os autores trazem a tona à necessidade de contextualizar o conteúdo programático em acordo com as premissas que correlacionam a utilização do porque se estudar tais conteúdos e das necessidades que se tem de orientar o professor e o aluno sobre as questões que envolvem o ensino de matemática e suas áreas de influência e abrangência. De acordo com o parecer nº 15/98 da Câmara de
Educação Básica do Conselho Nacional da Educação
“contextualizar o conteúdo que quer ser aprendido significa em primeiro lugar assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto. Na escola básica, o conhecimento é quase sempre reproduzido das situações originais nas quais acontece sua produção. Por esta razão quase sempre o conhecimento escolar se vale de uma transposição didática na qual a linguagem joga papel decisivo.
O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo. Se bem trabalhado permite que, ao longo da transposição didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade. A contextualização evoca áreas, ambitos ou dimensões presentes na vida pessoal, social e cultural, e mobiliza competências cognitivas já adquiridas.
As dimensões da vida ou os contextos valorizados explicitamente pela LDB são o trabalho e a