Resenha do livro "O que é Adolescência" do autor Daniel Becker.
Daniel Becker graduou-se em Medicina e fez residência em Pediatria pela Universidade Federal de Rio de Janeiro (1982). A partir de seus estudos na França, e trabalho em campo de refugiados na Tailândia, iniciou em favela do Rio de Janeiro uma experiência inovadora na assistência a população de baixa renda em áreas urbanas que levou a à criação do CEDAPS, em 1993. Participou da criação do Programa de Saúde da Família. E atualmente é Médico Pediatra do Ministério da Saúde, funcionário do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, Coord. América Latina e Caribe da Dreyfus Health Foundation, Diretor-Presidente do Centro de Promoção da Saúde e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Daniel Becker escreve em 1985 a primeira edição do livro “O que é Adolescência”, nessa obra ele explica as várias adolescência, e a conceitualiza como um fenômeno sócio-cultural recente. Discuti mudanças e conflitos biológicos psicológicos e sociais, vivenciados nessa etapa da vida. E explica a lógica pela qual a sociedade se relaciona e compreende seus adolescentes, buscando uma perspectiva mais ampla que as tradicionais. Utiliza como base autores psicanalistas. E desmistifica alguns mitos relacionados a adolescência como a famosa crise normal na adolescência e o uso da maconha.
O autor inicia a obra com a unidade denominada com o subtítulo “Na tua idade eu também queria mudar o mundo” em que começa a questiona o rótulo de que os adolescentes são seres conflituosos, e a existência de uma “crise psicológica normal”. Capaz de instigar todos os adolescentes a criticar, protestar, e querer transformar a estrutura social que lhe foi herdada.
O autor critica a posição da sociedade em defini que o sentimento de inconformismo ao sistema sócio político cultural, é comum e passageiro a todos que estão vivendo essa etapa. E que esse inconformismo desapareça no