Resenha do livro "O que é Adolescência" do autor Daniel Becker.
Características do Existir
Conceitos:
1- Ser-no-mundo
2- Mundo circundante
3- Mundo humano
4- Mundo próprio
5- Temporalizar
6- Espacializar
7- A maneira preocupada de existir
8- A maneira sintonizada de existir
9- A maneira racional de existir
10- Ser-doente
Definições:
1- É um suporte de realização, onde o homem está sempre superando os limites entre o dentro e o fora. Isto é, o principal ser-no-mundo do homem não é uma abstração, mas um acontecimento concreto, acontece e se realiza, apenas, nas variadas formas inerentes do comportamento humano e nas diferentes formas dele relacionar-se ás coisas e ás pessoas. Contudo ser-no-mundo baseia-se no modo único (porque o homem é a sua própria medida) e exclusivo do homem existir, se comportar e se relacionar, por se tratar de uma estrutura originária e sempre total, não podendo ser decomposta em elementos isolados.
2- “Mundo” circundante fundamenta-se no relacionamento da pessoa com o que acostumamos nomear de ambiente. Envolvendo tudo aquilo que se encontra efetivamente presente nas ocasiões vividas pela pessoa, em seu contato com o mundo. Por isso, o “mundo” circundante se caracteriza pelo determinismo e por isso a adaptação é a forma mais propícia do homem relacionar-se a ele.
3- “Mundo” humano baseia-se naquele que diz respeito ao encontro e convivência da pessoa com os seus semelhantes, já que a relação do homem com outros seres humanos é essencial em sua existência, desde o nascimento ele encontra-se envolvido com alguém.
4- “Mundo” próprio embasa-se na relação que o indivíduo consolida consigo, ou, em outras palavras, no seu ser-si-mesmo, na consciência de si e no autoconhecimento. Além disso o “mundo” próprio se caracteriza pela significação que as experiências têm para a pessoa, e pelo conhecimento de si e do mundo; sua função peculiar é o pensamento.
5- Temporalizar constitui-se em experienciar o tempo, sendo esta a vivência que mais próxima se encontra de