Interdisciplinaridad
Odílio Grigorio dos Santos
Prof. Tadeu Cavalcante Reis
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi
Matemática/Licenciatura (MAD 0641) Trabalho de Graduação
15/06/2010
RESUMO:
A contextualização e a interdisciplinaridade constituem hoje princípios norteadores para a organização de um currículo por competências. Podemos entender a interdisciplinaridade como a interação entre os saberes e, a contextualização como um principio orientador do currículo que tem por objetivo da significado ao entorno do aluno, uma vez que o conhecimento disciplinar não deve ser entendido como um conjunto de conhecimento isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente humano em continua mudança.
Palavras-Chaves: Contextualização, Interdisciplinaridade, Ensino - aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO:
A Contextualização e a Interdisciplinaridade constituem hoje princípios norteadores para organização de um currículo por competências. Assim pode-se entender a interdisciplinaridade como a interação entre saberes, independente de separação por disciplinas. A contextualização é um principio orientador de currículo que tem por objetivo dar significado ao entorno do aluno, uma vez que, no que tange ao ensino disciplinar os PCN’s sugerem que o conhecimento disciplinar não deve ser entendido como um conjunto de conhecimento isolados, pronto e acabados, mas sim uma construção da mente humana em continua mudanças.
Atualmente, no processo de ensino-aprendizagem de matemática, questão sobre contextualização e interdisciplinaridade são muito debatidos, porém percebemos que um dos grandes desafios encontrados no contexto escolar é como trabalhar com esses conceitos, se os professores não têm, com clareza conhecimento dos significados dos termos e das metodologias inerentes.
Na prática pedagógica a contextualização e interdisciplinaridade alimentam - se mutuamente,