A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica de educação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS
Trabalho solicitado pela
Professora Terezinha Borges de Araújo da disciplina
Didática Geral como tem como objetivo obter nota parcial para o primeiro semestre de 2013.
MANAUS – AM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS
ALUNA: HELOISA CRISTINA SILVA DE SOUSA
MATRÍCULA: 21101047
1. Com base na leitura e reflexão do texto “ a Construção da didática numa perspectiva histórico-crítica de educação – estudo introdutório” elabore um comentário crítico, analisando os seguintes enunciados.
a) A didática como disciplina teórico-prática não se reduz ao mero domínio das técnicas de orientações didáticas, mas implica também os aspectos teóricos, ao mesmo tempo que fornece à teoria os problemas da prática. (2 pontos)
A didática é concebida como uma das disciplinas pedagógicas dos cursos de formação de professores, de natureza teórico-pratica, voltada para a compreensão do processo de ensino em duas múltiplas determinações. Com base em seus vínculos com a pedagogia, a didática generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação das matérias especificas, das ciências que dão embasamento ao ensino e a aprendizagem e das situações concretas da pratica pedagógica que ocorre na dinâmica interna de sala de aula. Nesse entendimento, a didática caracteriza-se como medição entre “o que”, “como” e o “para que“ do processo de ensino.
b) O papel da síntese entre a teoria (ideário pedagógico) e prática (fazer pedagógico), assegura a interdependência entre as finalidades e objetivos da educação do ensino (3 pontos)
Isso descreve e explica as relações entre ensino e aprendizagem, ensino e pesquisa, conteúdo e forma, professor e aluno. Precisamente para articula-los no processo de ensino a partir das determinações sociais, filosóficas, psicológicas, pedagógicas é que se requer a didática.
Em