A conquista do Peru
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS II / ALAGOINHAS
CURSO: HISTÓRIA - SEMESTRE: 2014.2
PROFESSOR JORGE DAMASCENO
MATÉRIA: HISTÓRIA DA EUROPA MEDIEVAL
ALUNO: YANK SANTOS OLIVEIRA
A CONQUISTA DO PERU
Os espanhóis desembarcaram em Tumbes no mês de maio de 1532,após uma longa passagem de mais de um ano na costa de San Marco, a ventura peruana começava mais uma vez nos sufocantes manguezais.
Os indígenas não opuseram nenhuma resistência as tropas de Pizzarro, no entanto alguns incidentes permearam sua caminhada quando o cacique tentou atacar os esponhóis de surpresa, mais o complô foi descoberto e ele morreu queimado vivo em compahia dos seus cúmplices, então, espalha-se o terror por todo o território.
Pizzarro ignorava tudo o que dizia respeito aos incas e não imaginava as verdadeiras dimensões do império que ele dominava o “Império dos Quatros Cantos” cuja as margens setentoriais confinavam com o fabuloso país do Dabaibe e a fronteira meridional com as tribos
Mapuches, vizinhas dos patagões.
Desde 1513 Pizzarro já se encontrava na América ma sno início era apenas um oficial que trabalhava para os outros conquistadores.
Em 1522 conheceu Pascual de Andagoya, um espanhol que tinha explorado as terras ao sul de Castilla um território conhecido como “ Pirú” ou “Birú”, ou seja o Peru, onde se localizava Cuzco, a capital do Império Inca.
Andagoya, apesar de não ter conseguido obter riquezas em sua expedição, descrevia as terras incas cheias de tesouro despertando a cobiça de vários espanhóis.
Francisco Pizarro, o oficial espanhol Diego de Almagro e o padre Hernando de Luque organizaram duas expedições em busca do Peru em 1524 e 1526, mas só conseguiram encontra
indígenas dominados pelos incas, inclusive prenderam alguns deles para servirem de intérpretes futuramente, e acabaram retornando a Castilla del Oro.
Em 1529, Pizarro consegue a autorização do próprio rei Carlos V a autorização para conquistar o