Impérios incas e astecas
Faculdade de Ciências Humanas – Curso de História – 1S/2009
-------------------------------------------------
História da América I
3. Wachtel argumenta que “Impérios tão poderosos como o dos astecas e o dos incas, por exemplo, foram destruídos em função exclusivamente dos invasores possuírem superioridade técnica. O domínio colonial levou as tradições nativas a se defrontarem com novas práticas européias em termos culturais, tecnológicas e econômicas. Diante de tais práticas, os nativos não esboçaram a mínima resistência, foram subjugados e aculturados. Ou seja, essa vitória reduziu todos os nativos da América Espanhola a meros coadjuvantes da história da América”. Há pertinência em tal afirmativa? Justifique a sua resposta.
Sem dúvidas os invasores tinham a vantagem de possuir melhores armas, mas sua superioridade técnica não justifica, inteiramente, a destruição ocorrida no domínio colonial espanhol, outros fatores fazem parte desse processo.
A superioridade técnica dos espanhóis teve suas limitações, já que não se tinha tantas armas de fogo e essas eram de disparo lento, segundo Nathan Wachtel, o seu impacto foi sem dúvida, mais psicológico.
Mas antes da chegada dos espanhóis, é possível encontrar documentos nativos, tanto no México quanto no Peru, que descrevem uma atmosfera de terror religioso, presságios e profecias anunciavam o fim dos tempos.
Conforme Wachtel, a vitória espanhola teve o auxílio dos próprios povos nativos, as divisões políticas e étnicas do mundo indígena, ajudaram na conquista. Alguns grupos indígenas viram na invasão espanhola a chance de conseguir se libertar de uma dominação opressiva imposta pelo sistema político e social que pertenciam, dessa forma, aliaram-se a Cortés e Pizarro.
De acordo com o autor, os saques, incêndios e massacres realizados pelos europeus, abalaram a religiosidade dos nativos. Os índios estavam vivenciando o fim do mundo, a derrota significava que seus