a conquista da américa espanhola
Resumo da aula.
Os espanhóis chegaram ao continente Americano no ano de 1492.
O continente ficou isolado do velho mundo por milhares de anos. Porem havia sociedades e civilizações na América vivendo sua própria história, até a chegada dos navios de Cristóvão Colombo.
Diego Rivera: A grande Tenochitlán. México
Os espanhóis não demoraram a tomar conhecimento da existência de sociedades muito ricas e desenvolvidas na América.
Movidos pela ambição alguns aventureiros quiseram conquistar esses povos. Dentre eles destacou-se a figura de Hernán Cortez.
Com o auxilio de cerca de 400 homens, 17 cavalos, 10 canhões e algumas armas de fogo, Cortez consegui com muita facilidade dominar o império asteca que contava com um exercito estimado em 500 mil homens.
Diego Riveras: O império Asteca subjugado.
Quem eram os Astecas?
Os astecas formavam uma civilização que habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Embora fossem herdeiros culturais de outras grandes civilizações, os Astecas conseguiram desenvolver técnicas e conhecimentos bastante elevados.
Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México).
A partir de sua capital, Tenochtitlán, os Astecas controlavam um grande império que incluía quase todo o centro e sul do México. Foram guerreiros famosos, com uma organização militar muito desenvolvida.
Ruinas da cidade de Tenochitlán.
Na arquitetura sobressaíram-se na construção de monumentos, diques e aquedutos os Astecas também construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos.
Ruinas de um palácio
Entre os astecas também existiam arquitetos responsáveis por elaborar a construção de templos e obras públicas. Diversos palanques, rampas e represas eram elaboradas para o desenvolvimento da agricultura. Além disso, o complexo grau de elaboração arquitetônica era