Conquista Espanhola na América
Os espanhóis não demoraram a tomar conhecimento da existência de sociedades muito ricas e desenvolvidas na América.
Movidos pela ambição alguns aventureiros quiseram conquistar esses povos. Dentre eles destacou-se a figura de Hernán Cortez. Com o auxilio de cerca de 400 homens, 17 cONQUISTA DA AMÉRICA ESPANHOLA: ASTECAS E INCAS.
Os espanhóis avalos, 10 canhões e algumas armas de fogo, Cortez consegue com muita facilidade dominar o império asteca que contava com um exercito estimado em 500 mil homens. Quem eram os Astecas? Os astecas formavam uma civilização que habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Embora fossem herdeiros culturais de outras grandes civilizações, os Astecas conseguiram desenvolver técnicas e conhecimentos bastante elevados.
Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México). A partir de sua capital, Tenochtitlán, os Astecas controlavam um grande império que incluía quase todo o centro e sul do México. Foram guerreiros famosos, com uma organização militar muito desenvolvida.
A riqueza da cultura e dos saberes dos astecas demonstra o notório potencial criativo deste povo, desenvolveram diversos conceitos matemáticos e astronômicos. Além disso, a diversidade cultural asteca questiona o tradicional olhar eurocêntrico que coloca as demais civilizações como abaixo do “elevado grau” de desenvolvimento da cultura européia. Infelizmente, toda essa riqueza foi em grande parte perdida com o processo de dominação espanhola deflagrado no século XVI.
Levando isso em consideração por que Hernán Cortez conseguiu dominar o império Asteca com relativa facilidade? Primeiro: superioridade da tecnologia militar dos espanhóis. Cortez pode vencer os Astecas como uso de armas de fogo