A conquista do Peru
Em 1532, Pizarro armou uma cilada para Atahualpa, o aprisionado em Cajamarca. E mesmo sendo pago um resgate grande em ouro e prata acabou sendo executado, mas Huàscar, irmão de Pizarro, fora morto por comandantes leais a Atahualpa. Assim a cidade de Cuzco foi tomada pelos espanhóis e muitos incas foram mortos. Um novo inca Manco Capác liderou a resistência, mas em 1545 foi assassinado. A resistência nativa continua até 1572 tendo Tupac Amaru como ultimo soberano inca, morto.
QUEM FOI FRANCISCO PIZARRO?
Francisco Pizarro González (Trujillo, Estremadura, 16 de março de 1476 — Lima, 26 de junho de 1541) foi um conquistador e explorador espanhol que entrou para a história como o "conquistador do Peru", tendo submetido o Império Inca ao poderio espanhol.
Porque os espanhóis venceram
A superioridade bélica dos espanhóis sempre foi muito enfatizada na história. Os espanhóis tinham uma grande habilidade com o uso de canhões, arcabuzes, couraças de aço, espadas, etc, e souberam tirar proveito disso. Além dessas vantagens, as doenças que ocorreram durante a guerra, mataram muitas pessoas.
Um fator que teve um papel importante. Foi à cultura bélica. Por exemplo, os astecas foram prejudicados por alguns de seus métodos de guerra. Eles salientavam a observação de cerimônias, que eliminavam as chances para um ataque surpresa. Os espanhóis tiveram muitas vantagens que favoreceram a sua vitória. As doenças durante a guerra, a desunião indígena e a união espanhola foram um dos fatores para conquistar essa vitória. Se retirássemos um desses elementos, a probabilidade de fracasso dos espanhóis seria muito maior.
A violência e etnocídio
Os trabalhos forçados