resoluçao 52
Texto crítico
Esta resolução trata dos perfis, competências e habilidades dos profissionais da educação da rede estadual de ensino, regendo os referenciais bibliográficos e de legislação que fundamentam e orientam a organização de exames, concursos e processos seletivos e na gestão da educação básica.
Foi criado um perfil do educador, onde ele deve ser humanista/critico, comprometido com uma construção de uma sociedade mais justa, posicionada contra as desigualdade sociais, também exige-se formação especifica nas diversas áreas do conhecimento e no seu papel politico em contribuir na transformação da cultura, mas um profissional desse tipo precisa de ação e reflexão, ou seja, exige uma atitude reflexiva, fundamentada na pedagogia emancipadora, referenciada e pertinente a formação do aluno, à pratica educativa, ao meio em que atua e a finalidade da educação. Para isso é preciso que o docente tenha uma formação continuada, sempre se reciclando e se especializando para melhorar sua capacidade, mas também aumentar o conteúdo do seu saber intelectual e conhecimento de mundo.
Esta resolução foi um acontecimento positivo para a educação de nossas crianças e adolescentes, pois veio para enriquecer e dar um padrão de qualidade ao ensino básico. Em toda área de trabalho, como empresas e multinacionais, a tempos existem órgãos que qualificam e certificam os produtos dessas empresas como ISO 9001 e outros.
O sistema de educação de um Estado ou de um país, tem por obrigação de funcionar e trabalhar em um grau e nível de excelência, pois sua matéria-prima, são seres humanos em formação, que um dia irão trabalhar nas grandes empresas, ou ate mesmo chegar a presidência da republica.
Tenham certeza, que com essa resolução, alcançamos alguns degraus, mas nos educadores temos que ter a consciência que à muitos degraus e obstáculos para superarmos e que só obteremos êxito com