Trabalho Final De America
Resumo:
O objetivo geral deste trabalho e abordar a visão ao quais os dois autores, representavam das origens da expansão do império Inca.Enquanto Sarmiento de Gamboa apresentava uma visão negativa das origens desse processo colocando estes povos como bárbaros cruéis, buscando uma justificativa para uma intervenção dos espanhóis sobre o continente. Garcilaso de La Vega trazia uma imagem dos incas como sujeitos pacíficos e responsáveis pela civilização e organização dos Andes. Na análise destas duas crônicas é importante levar em conta o “lugar de onde fala” dos cronistas. Neste sentido, irei fazer uma pesquisa sobre a vida destes cronistas, para entender as representações e os valores que circulam estes seus relatos.
Palavras-chaves: Inca Garcilaso de La Veja, Sarmiento de Gamboa, Incas, crônicas.
Introdução: Diante da proposta de entender as relações que influenciaram as escritas das crônicas do século XVI e XVII temos que analisar o contexto daquele determinado momento analisando alguns acontecimentos que favoreceram as produções desses relatos históricos. Assim a época das grandes navegações do descobrimento e a exploração da America se realizou em um episódio de muita coragem e ousadia, que levaram vários indivíduos a desbravar os mares desconhecidos em busca de novas aventuras e riquezas, onde pouco a pouco faz surgir uma nova perspectiva em sua época de registrar todas suas façanhas diante deste novo mundo que ia sendo descoberto, pois acreditamos que todos na Europa estavam ansiosos para conhecer esses novos lugares descobertos.
Diante da transição de uma idade Média para a modernidade, varias coisas estão acontecendo no mesmo tempo dentro da Europa, assim faz surgir grandes pensadores que refletem outras perspectivas de buscar novas rotas marítimos que vai além do mediterrâneo para tentar encontrar os produtos que atenderiam as necessidades dessas populações europeias.