A concepção dialética de Desenvolvimento de Wallon
Juliana Vencato
Professor-Tutor Externo Fernanda Ribeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Pedagogia (PED0600)
04-11-2012
RESUMO
Este trabalho se constitui de pesquisas bibliográficas acerca do tema: A concepção dialética de desenvolvimento de Wallon, dentre os estágios do Desenvolvimento, o Personalismo, cujo seu enfoque principal se deu em torno do “EU” em vários estágios da vida. O intuito deste trabalho é direcionar o olhar humano afetivo no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, passando por vários estágios desde a infância até a vida adulta.
Palavras-chave: Desenvolvimento, Individualismo e Personalismo.
1 INTRODUÇÃO
Henry Wallon (Galvão-1998) nasceu na França em (1879-1962). Teve sua vida marcada por intensa produção intelectual e ativa na participação dos acontecimentos que marcaram sua época.
Antes de chegar a psicologia passou pela medicina e filosofia, que trouxe marcas para formulação de sua teoria. Ao longo de sua carreira foi se tornando cada vez mais explicita sua aproximação com a educação.
Buscando entender o psiquismo humano Wallon direciona sua atenção a criança, pois através dela é possível ter acesso aos processos psíquicos.
De uma forma direcionada, investiga a criança nos vários campos de sua atividade e nos vários momentos de sua evolução psíquica. Direciona seu estudo e análise as fases do desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar suas diferentes etapas e quais suas conseqüências, representado pela personalidade.
2 Estágio do Personalismo
Segundo Wallon (Galvão, p 118 e vídeo) as relações afetivas predominam-se em três estágios desde o nascimento como oposição, sedução e imitação.
2.1 A fase da oposição, é a fase em que a criança por volta dos três anos de idade tende a se recusar e reivindicar seus