TRABALHO WALLON
GLEICY KELLY RODRIGUES
TRABALHO SOBRE WALLON
Curitiba
2014
ELISANA C C IZIDORO
GLEICY KELLY RODRIGUES
Trabalho sobre Wallon
Trabalho apresentado a Disciplina de Psicologia do desenvolvimento como parte das notas da disciplina no 2o Bimestre, do curso de Psicologia, 2º período, da Faculdade Evangélica do Paraná.
Profª: Orientadora: Giovanna Medina
Curitiba
2014
A teoria de Walllon define que desenvolvimento é quando o individuo sai de um estado interno social e na se diferencia de modo que separe seus próprios motivos dos do ambiente, com isso desenvolver-se seria confrontar o mundo exterior. Segundo Wallon a construção do EU depende do outro, como referencia de negação. Aproximadamente aos 3 anos de idade a criança passa pela chamada crise de oposição, onde ela se nega a fazer o que lhe é mandado com comportamentos como: se jogar no chão, gritos, choros, tudo para conseguir o que quer desafiando a negação.
Para wallon a afetividade é de grande importância por que caracteriza a personalidade e o caráter do individuo, e é a primeira forma de interação com o meio ambiente. A afetividade também tem grande importância como mediadora das relações sociais, sendo um dos principais elementos do desenvolvimento humano. No caso do movimento é um dos primeiros campos emocionais desenvolvidos, são encontrados em duas categorias enquanto atividades cognitivas por exemplo: movimentos instrumentais e movimentos expressivos é de grande importância na construção do pensamento antes da criança adquirir a linguagem.
As fases do desenvolvimento para Wallon são:
Estagio impulsivo emocional – é um estagio denominado no primeiro ano de vida, onde a criança é totalmente dependente do adulto e a forma afetiva é o instrumento de interação da criança com o meio. Na primeira etapa as necessidades fisiológicas do bebe são expressadas como por exemplo com o choro, onde a criança estará comunicando seu desconforto de suas